sexta-feira, 11 de maio de 2012

Homenagem a minha mãezinha


Na semana passada, dia 3 de maio, minha mãezinha se foi, para algum lugar muito melhor que o nosso e deixou tanta saudade, tanta recordação...
Cresci sob as bênçãos de uma pessoa maravilhosa que sabia dosar o carinho com a correta educação, que me encaixava logo nos eixos quando eu fazia alguma besteira apenas  com o seu olhar direto e fixo; que não media esforços para me fazer feliz, para conseguir as coisas que eu desejava; seja encarar uma fila para comprar um par de patins em promoção em encarte, seja para me acompanhar na porta de hotel para ver um ídolo musical, ou ainda para fazer aquela receita de alguma guloseima que eu estava com vontade de comer... E foram tantas iguarias que ela fez para mim ao longo de sua vida... Bastava eu mencionar que logo logo ela materializava a receita. Fui uma criança muito arteira e ela me aplicava  o castigo na medida certa. Se eu tivesse que tomar uns tapinhas ela o faria. Muitas vezes meu pai se colocava a frente dela e acabava por apanhar um pouquinho por mim.  Foi também minha costureira, transformava em roupa aquilo que minha invencionice de estilista amadora criasse. Se disponibilizava inteiramente para mim a todo e qualquer instante.  Era minha companheira de “bater perninha” nos shoppings da vida e de muitas viagens. Era para ela que eu contava não só as coisas sérias mas também assuntos amenos, trocava receitas, falava da moda, pedia para ela ir encontrar algo para mim... Minha alegria era ligar todas as manhãs e ouvir sua voz me dizer toda feliz: Tudo bem?
Eu lhe fazia macaquices todos os dias em que a via, abraçava, beijava, disputava o ultimo beijo com meu marido antes de irmos para o trabalho. Sim, porque meu marido passou a ser considerado por ela seu filho também e a ele, ela também nunca media nenhum esforço para agradar.
Não precisei ser mãe para dar o devido valor a minha própria mãe. Sempre lhe devotei um amor e um reconhecimento imensos. Mas depois que a minha filha nasceu... Ela se desdobrou em duas e posso afirmar que foi uma avó muito mais participante do que o papel natural de uma avó : curtiu muito, paparicou, brincou, transmitiu valores de vida, sofreu nos momentos de doença, se preocupava imensamente com a alimentação e a vidinha de sua netinha.
Meus pais sempre me deram os melhores exemplos para crescer digna e honestamente. Foram e são meu verdadeiro exemplo de casal que se ama e se respeita.  Sempre um estava ao lado do outro a todo momento. Onde ia um, lá estava o outro. O que um dizia, o outro concordava. Meu pai nunca mediu esforços para fazer tudo que viria a deixar minha mãe feliz.
Eu falava todos os dias que a amava mais do que tudo e fiz questão de repetir em seu leito de morte. Fiz o que pude nesse mês e meio em que ficou adoentada, usei os dons que Deus me deu e os que ela me ensinou a ter para tentar o possível e o impossível pelo seu conforto e pela sua recuperação.
Mamãe não quis continuar, penso assim, o tratamento. Ela pode ter pensado que nós sofreríamos muito mais com o prolongamento e preferiu abreviar isso. Obviamente nós somos seres egoístas, queremos conosco nossos entes queridos de qualquer jeito e já nos preparávamos para tê-la conosco da forma que fosse mas tenho que aceitar que não conhecemos todos os desígnios de Deus e qual é nossa missão nesta vida.
Minha mãe foi e sempre será muito querida por inúmeras pessoas. Por onde passava ela cativava com seu jeito brincalhão, simples e marcante. Assim só ia aumentando sua legião de amigos. O  seu velório/enterro/missa de 7 dia foram prestigiados por uma imensa legião de amigos o que foi o alento para mim e para meu pai, sinal de que desta vida não levamos nada a não ser as conseqüências de nossos atos. Minha mãe brilhou e sempre brilhará.
Não vou esconder que choro muito lembrando que sempre vou sentir uma saudade imensa  mas ao mesmo tempo eu penso que tenho que enviar  orações para ela seguir seu caminho de luz e que ela cumpriu com louvor sua missão nesta existência.  Sou uma pessoa abençoada por ter sido gerada, criada e amada por um ser humano extraordinário. E está benção foi estendida a todos os amigos e familiares que tiveram a oportunidade de com ela conviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário